segunda-feira, 12 de janeiro de 2009 | Autor:

Lembre-se de que este é um canal público e aberto. Evite mencionar as empresas em que você dá aulas, ou com as quais assinou contrato, a fim de prevenir-se contra a sucessão de boicotes que os nossos instrutores vêm sofrendo por parte da concorrência, por parte daqueles que conspurcam e envergonham a nossa profissão.

É por esse motivo que não anuncio com antecedência os nomes das universidades em que vou dar cursos, nem as cidades que vou visitar. Felizmente, não precisamos de propaganda e há décadas minhas atividades culturais não são abertas ao público: temos número de interessados internamente mais do que suficiente para lotar nossas salas de aula. É comum que as vagas se esgotem antes mesmo que possamos pronunciar Dakshinacháratántrika-Niríshwarasámkhya Yôga.

Por causa de precedentes deploráveis, peço que não divulguem as universidades em que vou dar cursos e que não publiquem em órgãos de comunicação que irei visitar a sua cidade. Só comunicamos depois que o evento já aconteceu*, pois assim não permitimos que a concorrência tente prejudicar o bom andamento de quem está mais ocupado em trabalhar do que preocupado em querer impedir o trabalho dos outros. Leiam, a esse respeito, as histórias de boicotes aos cursos nas universidades denunciadas no nosso livro Ser Forte.

Isto é válido também para os Fest-Yôgas que não forem realizados nas capitais e para todos os eventos culturais que não precisem da participação do público. Nos Fest-Yôgas das capitais, há atividades abertas ao público durante a semana que precede o Festival propriamente dito. Nesse caso, por contingência, abrimos exceção para comunicar previamente através da mídia. Mas, lembre-se, “exceção é palavrão”. Evitamo-la o quanto pudermos.

No entanto, imediatamente depois do evento você deve aproveitar o acontecimento fresquinho para usá-lo como gancho para notícias, notas, entrevistas, reportagens e tudo mais, em jornais, revistas, rádio e TV.

*Nota a posteriori: Em virtude de ocorrências mais recentes, após a visita a uma cidade, podemos divulgar que a visita ocorreu, mas não divulgaremos o nome das faculdade ou universidade em que o curso foi dado. Daremos entrevistas sem mencioná-lo. Depois de realizada a entrevista ou reportagem, vamos divulgá-la, mas não vamos mencionar o veículo que publicou a matéria. Obrigado por estar atento.

 Tags:
Categoria: Diversos

Deixe um comentário