Síntese: Qualidade de vida é tornar sua existência descomplicada, é fazer o que lhe dá prazer, com alegria, saúde e bem-estar.
Fundamentação, elaborada a partir do texto que o praticante Maurício Waly de Paulo postou como comentário em nosso blog. Ficou assim depois de fazermos alguns ajustes:
Qualidade de vida é suprir as necessidades fisiológicas e ergonômicas, é adotarmos hábitos que promovam e mantenham a funcionalidade do corpo, do emocional e do mental, é o aprimoramento e desenvolvimento das nossas habilidades, através da boa alimentação, boa forma e boa cabeça – isto é Yôga.
Qualidade de vida é relacionar-se de forma descontraída, ética e responsável com o meio ambiente e o meio sócio-cultural, procurando compartilhar e interagir, agregando sempre generosidade, elegância, respeito e carinho aos nossos relacionamentos, mediante da adoção de um conjunto de valores que incluem boa cultura, boa civilidade e boa educação – isto é Tantra.
Qualidade de vida é adotar uma visão de mundo que nos motive a buscar o desenvolvimento e o aprimoramento contínuo, conquistando a nossa excelência através do estudo, ideais e autoconhecimento – isto é Sámkhya.
Conclusão: qualidade de vida resume-se na proposta de um Yôga de fundamentação Tantra e Sámkhya, isto é, o Yôga Pré-Clássico – SwáSthya Yôga.
Antônio Prates nos enviou este texto, muito bom:
Qualidade de vida na prática
6set2009 Filed under: Alimentação, Método DeRose, Relacionamento Author: Antonio Prates
Tanto se fala sobre este tema, mas afinal o que vem a ser uma boa qualidade de vida? Na minha opinião é levar um estilo de vida agradável, realizando o que lhe dá prazer, com alegria, saúde e bem-estar.
Podemos ainda olhar mais a fundo esta questão sob a ótica de três aspectos principais: atividade orgânica, comportamento e visão de mundo.
Atividade orgânica é adotarmos hábitos que promovam o bom funcionamento do corpo, do emocional e do mental, é o aprimoramento e desenvolvimento das nossas habilidades, através da boa alimentação, boa forma e boa cabeça.
Comportamento é relacionar-se de forma descontraída, ética e responsável com a sociedade e o meio ambiente, procurando compartilhar e interagir, sempre com gentileza, elegância, respeito e carinho aos nossos relacionamentos, mediante a adoção de um conjunto de valores que incluem boa cultura, boa civilidade e boa educação.
Visão de mundo é adotar uma atitude que nos motive a buscar o desenvolvimento e o aprimoramento contínuo, conquistando a excelência através do estudo, ideais e autoconhecimento.
(Elaborado a partir do post que o praticante Maurício Waly de Paulo fez no Blog do DeRose, re-re-ajustado – estes elementos apresentados aqui são a estrutura do Método DeRose, uma cultura que propõe conceitos e técnicas, oriundas de tradições culturais muito antigas.)
Pingback: “Qualidade de vida é …” | Lauro Wolff Valente Sobrinho
Pingback: Qualidade de Vida | Tudo sobre Yôga em Curitiba