quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011 | Autor:

 

Sua Alteza Imperial e Real, o Senhor Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Príncipe Imperial do Brasil

Sua Alteza Imperial e Real, o Senhor Dom Bertrand de Orleans e Bragança,Príncipe Imperial do Brasil

 Dia 2 de fevereiro de 2011, comemoramos o septuagésimo aniversário do Príncipe Imperial do Brasil, Dom Bertrand de Orleans e Bragança. Façamos todos os brasileiros um voto e uma forte intenção de que nosso estimado Príncipe tenha muita saúde, muitos anos de vida e toda a felicidade que merece.

Atualmente, o Brasil é uma nação e não vinte e tantos países de língua portuguesa (como ocorreu na América Hispânica), graças à chegada do Príncipe Regente Dom João VI a esta terra em 1808, data que considero como o começo do Brasil. Nós não temos quinhentos e tantos anos. Temos, sim, duzentos e dois, porque as instituições que caracterizam um país soberano foram todas aqui fundadas pelo único Monarca europeu que até então havia posto os pés em uma colônia nas Américas. Nenhum dos outros se dignara sequer a visitar suas colônias e Dom João VI trouxe para cá toda a corte Portuguesa, dando um “olé” em Napoleão Bonaparte. Em pouco mais de dez anos, transformamo-nos, de uma simples colônia extrativista, em um Império, o único Império das Américas pós-colombianas.

Esta é uma dívida de gratidão que temos com a Família Imperial, a qual hoje homenageamos comemorando o aniversário de S. A. I. R. Dom Bertrand de Orleans e Bragança.

___________________

Um dado importante para esclarecimento da população: Recentemente foi publicado o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) criado pela ONU para avaliar as condições de vida e perspectivas das populações, como acesso à saúde, estudo e padrão de vida. Nas primeiras dez posições, sete são monarquias.

Alguns países que atualmente utilizam sistema monárquico:

Austrália
Bélgica
Brunei
Canadá
Dinamarca
Espanha
Jamaica
Japão
Jordânia
Liechtenstein
Luxemburgo
Marrocos
Mônaco
Nepal
Noruega
Nova Zelândia
Holanda
Reino Unido
Suécia
Tailândia
Vaticano

Deixe um comentário