http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2002/03/19509.shtml
McDonald’s indenizará vegetarianos com US$10 milhões de dólares
18:59 09/03
A empresa multinacional Mcdonald’s, deverá se desculpar publicamente e pagar 10 milhões de dólares a vegetarianos e grupos religiosos por usar condimentos com extratos de carne em suas batatas fritas, segundo o jornal The New York Times.
Os planos fazem parte de um acordo dos cinco processos judiciais apresentados contra a empresa de fast-food.
Os processos foram apresentados por 12 demandantes de diferentes grupos vegetarianos e religiosos, e segundo a proposta do acordo, 60 por cento dos 10 milhões de dólares serão destinados aos grupos vegetarianos e o restante a grupos hindus e sijs. [Tá errado. Eles quiseram dizer hindus e sikhs!]
McDonald também deverá pagar 4.000 dólares a cada um dos reclamantes, que disseram que a empresa descreveu de maneira errada as suas batatas fritas como “vegetarianas”.
Na semana passada, a rede MacDonald’s já emitiu uma desculpa pela utilização de ingredientes com sabor de carne nas batatas fritas.
No entanto, os demandantes rejeitaram as desculpas dizendo que a empresa tinha de fazer mais para reparar os danos, já que informou mal aos consumidores, dizendo que tinha substituído o azeite para fritar as batatas e que agora era vegetal, o que fazia com que o produto fosse apropriado para os vegetarianos.
A empresa deve publicar suas desculpas em sua página na Internet, além de contratar assessores vegetarianos para que não volte a acontecer algo parecido.
Quando o MacDonald’s divulgou no ano passado que utilizava comida para bezerros como ingrediente em suas batatas fritas, os grupos hindus atacaram um estabelecimento da empresa em Bombaím.
Os pedidos nos Estados Unidos foram apresentados por grupos de Washington, da Califórnia, do Texas, de Ilinois e de Nova Jérsei.
Email:: [email protected]
URL:: http://www.ig.com.br
Pingback: Está na hora de os vegetarianos exigirem mais respeito e menos discriminação « Yogapress’s Blog
Pingback: Indianos recebem indenização de Mc Donald « Caminho das Índias