sexta-feira, 22 de janeiro de 2010 | Autor:

Quem não nos conhece e lê os posts assistenciais, de filantropia e responsabilidade social pode pensar que esse é o nosso foco: apagar incêndios. Correr atrás do prejuízo. Na verdade, não. Nosso foco não é dar um peixe para saciar a fome do momento e deixar as pessoas eternamente na dependência da caridade alheia. Não.

Nosso foco é ensinar a pescar proporcionando assim a auto-suficiência (SwáSthya). Nosso foco é mudar o mundo. Nosso foco é prevenir para evitar que as pessoas precisem o tempo todo da filantropia. Como fazemos isso? Com educação e cultura. Com a reeducação dos jovens e de toda gente para que adotem uma nova atitude, um estilo de vida sem fumo, sem álcool e sem drogas. Conseguimos isso com a profissionalização dos jovens para proporcionar a eles mais dignidade e lucidez, afastando-os das ruas e da criminalidade – incluídos aí os filhos da classe média e média alta que tantas vezes se envolvem com o crime por causa das drogas.

Isso não nos impede de prestar assistência a quem necessitar, dentro das nossas possibilidades. Uma vez que dispomos de um veículo com tanto alcance como este blog, não utilizá-lo para ajudar a quem precisa seria um desperdício e uma desumanidade.

Nós ainda somos pequenos em comparação com os nossos ideais. Mas já temos muitos livros publicados em várias nações, já estamos em tantas cidades do Brasil e em tantos países da Europa e das Américas! Estamos crescendo, mesmo tendo que lutar contra a correnteza. Mesmo tendo que lutar contra aqueles obscurantistas que tentam o tempo todo nos impedir e nos excluir.

E, no entanto, estamos vencendo porque a Luz não deve temer a Treva, pois quando as duas se confrontam é sempre a claridade que faz a escuridão recuar e nunca o contrário.

Há anos, estamos recebendo repetidamente o reconhecimento do Governo do Estado, da Defesa Civil, do Exército, da Polícia Militar, da Ordem dos Parlamentares do Brasil, da Câmara Municipal, da Associação Paulista de Imprensa, do Rotary, da Academia Brasileira de Arte, Cultura e História, da Ordem do Mérito Cívico e Cultural, além de várias faculdades e universidades.

Com a sua ajuda, conseguiremos que a grande Imprensa tome conhecimento de tudo isso e nos auxilie na criação de uma consciência maior da opinião pública a respeito de quem somos nós realmente e sobre o que nos propomos. Com isso, conseguiremos atuar de forma muito mais abrangente pela juventude, pelo país e pela humanidade.

É importante divulgar o arquivo com a entrevista de Portugal, cujo vídeo se encontra neste blog (Entrevista sobre a Nossa Cultura, gravada na Europa), copiá-la em DVD e ofertá-la de presente a todos os formadores de opinião, jornalistas, políticos, autoridades, reitores, parentes, amigos, colegas de trabalho, de faculdade e de esporte. É preciso que nos conheçam. Quem nos conhece gosta imediatamente do que preconizamos.

Conto com a sua ação efetiva.