quarta-feira, 23 de junho de 2010 | Autor:

Felipe Camargo

Olá Mestre. Acabo de fazer minha inscrição para o DeRose Festival o que me dá uma enorme alegria. Mas, meu dia não é de todo feliz por conta de mais uma barbárie cometida pelos “animais racionais” que somos nós. Segue reportagem realizada pelo G1.

http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL180189-5598,00-ANIMAIS+SAO+ESPANCADOS+EM+DISPUTA+VIOLENTA+NO+INTERIOR+DO+RS.html

Animais são espancados em disputa violenta no interior do RS

Prática acontece em fazenda da família do prefeito de Vale Verde.
Lanças com pregos nas pontas são usadas para bater em touros.

 Do G1, em São Paulo, com informações do Jornal da Globo

O espancamento de animais faz parte de um brutal jogo de apostas que atrai dezenas de pessoas no município de Vale Verde, interior do Rio Grande do Sul.

O acesso à fazenda onde acontece a prática é congestionado. É lá que existe a corrida de bois de carga, uma disputa que mede a força entre touros.

Veja o site do Jornal da Globo
Os animais são presos à canga, uma estrutura de madeira usada para amarrar os touros que puxam os carros de boi. Vence aquele que derrubar o outro e se manter em pé por 45 segundos. Quando a prova termina, o povo comemora.

Para garantir a diversão do público, os peões batem nos animais. A pauladas, homens tentam reanimar touros que já estão caídos com lanças que têm pregos nas pontas. Pessoas que assistem ao espetáculo de horror dizem que o espancamento já foi até mais cruel.

Feridos e sangrando, os animais não resistem e perdem a disputa. Enquanto isso, os jogadores recebem o dinheiro que apostaram no touro vencedor. Toda a movimentação acontece na propriedade da família do prefeito de Vale Verde, Emir Rosa da Silva, que confirma a participação na corrida dos bois de canga.

“Eu vou quando dá tempo e quando a gente tem disponibilidade de horário. Não tem nada de agenda. A gente vai lá assistir… Nessas medidas de força, eu não notei, assim, que houve maus tratos aos animais”, afirmou o prefeito.

A promotora de justiça, Andrea Almeida Barros, assistiu às imagens das agressões e disse que vai apurar a prática de jogos de azar e a participação do prefeito nas disputas. Os envolvidos devem responder por crime ambiental.

“A própria aposta já é contravenção penal. Pode ser considerado jogo de azar. Os maus tratos estão visíveis e, aí, o crime ambiental está bem confirmado, bem configurado com essas imagens”, disse a promotora.

Deixe um comentário