sábado, 14 de março de 2009 | Autor:

Um veterinário amigo meu me informou que algumas marcas de ração para cães estavam causando câncer de fígado e de rins. Perguntei os nomes das rações assassinas, mas ele não quis dizer. Perguntei a causa e ele me afirmou que era a procedência da matéria prima inapropriada para o consumo de qualquer animal, com excesso de química e um monte restos industriais e porcarias que depois de processadas ficam com outro cheiro e outra aparência, produtos esses usados em cada vez maior proporção por interesses meramente de lucro. Não posso me responsabilizar por essa denúncia porque não sou veterinário e há muitos boatos sobre qualquer assunto. A vida e a experiência me ensinaram a ser cauteloso e a não acreditar.

Comuniquei ao meu amigo que eu só dou ração vegetariana para a Jaya, minha weimaraner, e ele se desdobrou em elogios pela iniciativa. Obviamente, seguindo o Axioma Número Um, além da ração que diz conter todos os nutrientes necessários, acrescento por precaução muitas frutas, legumes, queijos e yogurt (leite não, que solta o intestino). Não sai caro. No Brasil, frutas, legumes e queijo branco têm um preço acessível. O yogurt pode-se fazer em casa. Assim, fico com a consciência tranquila por estar alimentando muito bem esse serzinho que confia em mim. E, de fato, ela é grande, forte, ágil, inteligente, extremamente sociável, mas tem um rugido de meter medo a quem se aventure além dos limites.

Como efeito colateral, Jaya não tem hálito de cão, meu carro não tem cheiro de cachorro e ela não me passará doenças transmissíveis típicas dos animais carnívoros.

Recomendo a marca de ração que uso porque quero que a fábrica continue produzindo e não vá à falência. Ajude-me com essa campanha, dando ração vegetariana ao seu amiguinho ou amigão de quatro patas. Só precisa ir fazendo a transição progressivamente. Se trocar da noite para o dia, o cão vai rejeitar. Mesmo assim, para dar uma ajudinha ao paladar habituado a outro sabor, recomendo colocar um pouco de yogurt ou coalhada misturada no meio da nova ração.

Detalhe: ela é mais barata, especialmente se comprada diretamente do produtor. O nome da ração é Fridog, alimento super premium. É produzida por Rações Fri-Ribe S.A. e o telefone é (16) 3952-9500, Via Armando Salles Oliveira, km 356, Pitangueiras, SP, site www.fri-ribe.com.br e-mail [email protected].

Carla Ferraz, de Portugal, me enviou este link:  http://www.petemotions.com/produtos.asp?class=1&marca=15&cat=11&produto=16

Antes de efetuar qualquer troca de dieta do seu cão, consulte o seu veterinário de confiança.

Onde encontrar rações vegetarianas:

Nem todas as rações são veganas, mas todas são vegetarianas

Benevo
http://www.efeitoverde.com ou em http://www.centrovegetariano.org/loja
Ração vegana para cães e gatos, sem OGM, nem corantes ou conservantes sintéticos.

Yarrah
http://www.yarrah.com
Informações e vendas Porto: 916225263, 933300879; Lisboa: 214852573, 937850434
Uma gama completa de alimentos biológicos para cães e gatos, com algumas rações, biscoitos e snacks 100% vegetarianos para cães.

Petemotions
http://www.petemotions.com
Techni-Cal Vegetarian – Ração vegetariana para cães à venda online. Entregas dentro de Portugal continental.

Vegetarian Society do Reino Unido
http://www.vegansociety.com
Possibilidade de encomendar pela Internet, principalmente suplementos vegecat.

Veggie Pets
http://www.veggiepets.com/acatalog/vegetarian_cat_food.html
Loja online com rações vegetarianas e veganas para cães e gatos, de várias marcas disponíveis no mercado.

Rações Fri-Ribe
http://www.fri-ribe.com.br
Fri-Dog Premium – Vegetariana – Ração 100% vegetal, com 25% de proteínas, à venda no Brasil. Recomendada para alimentação diária de cães adultos de todas as raças e portes.

Fridog
http://www.racao.vegetariana.pop.com.br
Fri-Dog Premium – Vegetariana – Ração 100% vegetal, com 25% de proteínas, à venda no Brasil.

Amí
http://ami.aminews.net
Produtos alimentares totalmente vegetarianos para cães e gatos. Sem corantes, nem conservantes nem produtos transgénicos.

Referências:
http://www.vegetarianismo.com.br/animais.html
http://www.vegepets.info