sexta-feira, 8 de abril de 2011 | Autor:

Sempre achei que o ritual de colocar no rosto o creme de barbear, passar a lâmina, lavar a lâmina para poder passar de novo e assim sucessivamente por várias vezes, depois lavar o rosto para retirar os resíduos do creme de barbear… tudo isso dava muito trabalho e tomava muito tempo. Além do mais, no inverno, era desagradável jogar água fria no rosto. Está bem, as casas têm água quente, mas isso obrigaria a conservar as torneiras abertas para manter a água na temperatura certa e deixar o precioso líquido se escoando desnecessáriamente.

Então, um dia descobri que era muito simples, prático e rápido barbear-se a seco. Basta usar lâminas novas. Para quem tem barba muito grossa, barbear-se depois do banho, quando os fios ficam mais macios, também pode ser uma solução mágica.

A partir dessa descoberta, fiquei a pensar: como somos inertes e submissos aos paradigmas! Meu pai fazia a barba da forma tradicional, molhada, incômoda, demorada e desperdiçando água porque aprendera aquilo com o pai dele. E todos continuamos fazendo assim por mera inércia, sem perceber que no passado as lâminas não eram tão boas e talvez fosse mesmo necessário lambuzar a cara com sabão. E as pessoas tinham mais tempo para esse ritual. Mas hoje, para alguns homens, já é possível aplicar mais qualidade de vida nesse rito diário.

Isso pode parecer bobagem, mas poupa tempo, economiza o custo do creme de barbear, poupa água e reduz o desgaste que leva muitos homens a não se barbear nos feriados e nas férias, o que indica que não gostam de fazê-lo. E no final, melhora a aparência pessoal, pois permite que os cavalheiros retoquem rapidamente o escanhoamento antes de sair para um jantar, festa ou evento.

Como efeito colateral, imagine que de 200 milhões de habitantes do Brasil, 50 milhões sejam homens adultos que façam a barba diariamente. Calcule a quantidade de espuma de sabão ou creme de barbear que 50.000.000 de pessoas atiram diariamente nos nossos rios. E se cada um deles gastasse apenas um litro de água (tem gente que desperdiça muito mais), seriam cinquenta milhões de litros de água todos os dias só no ritual de fazer a barba!

 

Deixe um comentário