segunda-feira, 12 de dezembro de 2016 | Autor:

O Yôga Pré-Clássico não havia sido sistematizado. Um dos motivos foi porque a vida era bastante descomplicada na civilização primitiva em que teve origem. Assim, não se preocuparam com fundamentações, academicismos e outras complicações. No entanto, hoje sentimos a necessidade de uma codificação daquele tronco antigo, Pré-Clássico, até para poder distingui-lo das correntes mais modernas e explaná-lo de forma clara e documentada. Esse tronco denomina-se

Dakshinacharatántrika-Niríshwarasámkhya Yôga.

Como o leitor há de convir, é um nome muito longo e de difícil memorização para um leigo. Assim, em meados do século passado, com o intuito de facilitar o entendimento, passamos a referir-nos a essa modalidade antiga pelo nome de SwáSthya, em alusão a uma de suas principais características, a auto-suficiência proporcionada pela utilização de regras gerais.

SWÁSTHYA YÔGA, O TRONCO PRÉ-CLÁSSICO

SwáSthya (pronuncie: “suáSStia”) é o Yôga Antigo, o mais integral que existe. Para compreender melhor, observe o desenho da árvore no capítulo As raízes, o tronco e os ramos, no livro Tratado de Yôga. No tronco, substitua o que está escrito – “Tronco do Yôga Pré-Clássico” – por SwáSthya Yôga. Aí, você compreenderá:

1) o motivo por que SwáSthya é tão completo pois do tronco Pré-Clássico nasceram todos os demais tipos de Yôga;

2) que o SwáSthya não é um ramo e sim um tronco.

Segundo o Sanskrit-English Dictionary, de Sir Monier-Williams, o mais conceituado dicionário de sânscrito, página 1284, SwáSthya significa, self-dependence, auto-suficiência (swa = seu próprio). Também embute os significados de saúde, sound state (que traduzimos como bem-estar, estado saudável – vide “safe-and-sound”), conforto, satisfação. Pronuncia-se “suásstia”. Em hindi, a língua nativa mais falada na Índia, significa simplesmente saúde. Nesse caso, com o sotaque hindi, pronuncia-se “suásti”. Não permita que pessoas pouco informadas confundam SwáSthya, sânscrito, método antigo, com SwáSthya (“suásti”), hindi, que daria uma interpretação equivocada com conotação terapêutica.

Deixe um comentário