Como estar presente afeta sua criatividade

green and yellow fish on water

Já percebeu como seu potencial criativo diminui quando você está preso a uma experiência do passado ou ansioso por um evento futuro?

Pois o propósito deste texto é te trazer reflexões e dicas para você exercitar sua presença e liberar espaço mental para criar. Afinal, a maior parte do dia, somos levados a estar no modo racional, analítico, em que interferimos constantemente no que está acontecendo à nossa volta. E o que precisamos treinar para estarmos mais presentes é observar sem intervir. Isso porque quando intervimos, normalmente entramos no piloto automático e não damos chance para perceber o que realmente está acontecendo no presente ou para que nosso cérebro faça novas conexões neuronais.

Mas para que ser mais criativo?

Bem, esta é uma das habilidades mais relevantes e desejadas no mercado profissional hoje, em todas as áreas, como reconhece o Fórum Econômico Mundial. Mas também é bom lembrar que uma pessoa mais criativa tende a enxergar mais facilmente saídas para problemas e desafios na vida pessoal também, sendo mais otimista e resiliente.

Está certo. Vamos entender então como estar presente impulsiona nossa criatividade?

Estar presente significa ter seus sentidos mais atentos ao que acontece no “aqui e agora”, estar mais disposto a receber informações (através, principalmente da audição, visão e tato) que se conectem com o que você está fazendo. Isso vai te ajudar a perceber como vencer desafios atrelados a esta tarefa ou a ter insights de como solucionar problemas e inovar dentro da sua área de atuação, ainda que não de maneira imediata.

E como fazemos para ter os sentidos mais atentos? E treinar nossa atitude mental a processar, com o mínimo de julgamento prévio, as informações que chegam ao nosso sistema nervoso central? 

Uma maneira de fazer isso é treinando:

  • Apreciar – reconhecer o valor do momento presente e que ele é o único no qual realmente podemos atuar, viver.
  • Dar significado – compreender qual o sentido do que você faz ou do momento em que está inserido dentro de uma perspectiva maior (propósitos pessoais/profissionais). 
  • Relativizar – buscar outra perspectiva, outra forma de olhar para o que você vivencia, um ponto de vista que te faça perceber o que nunca havia percebido, e construir novas associações ou combinações de ideias.
  • Conectar-se – estabelecer vínculos com as pessoas que estão relacionadas àquela tarefa ou atividade – estar aberto a ouvir e compreender as pessoas com quem você divide o momento presente.
  • Meditar – exercitar reduzir o ruído mental, e aprender a importância da pausa para a capacidade criativa e para sua saúde mental.

Pois é isso que treinar nossa presença pode produzir: um estado mental e emocional no qual nos sentimos livres dos nossos preconceitos, julgamentos, paradigmas e crenças, para criar algo novo.

es_ARSpanish