As emoções e as tarefas do nosso quotidiano são por vezes demais: causam stress, ansiedade e grande cansaço, principalmente mental, pelo esforço de teres que lembrar de tudo e de cada tarefa.
Além disso, ficamos preocupados quando acreditamos que o tempo não será suficiente e retira-nos do nosso objetivo: Viver Em Alta Performance.
Para combater o stress mental vou partilhar contigo os 5 melhores exercícios do DeROSE METHOD que recomendo para quem tem pouco tempo para cuidar de si. São eles:
- Rotação da cabeça
- Rotação dos ombros
- Rotação das ancas
- Respiração diafragmática (abdominal)
- Limpeza ocular
Esta técnicas são extremamente eficazes, mas para isso fica primeiramente atento à tua alimentação tanto a do corpo quanto a da tua mente.
A base para vencer o cansaço mental
Uma alimentação saudável e adequada é o processo mais importante de prevenção da fadiga mental, já que a energia fornecida ao corpo é a que nos permite concluir com êxito o dia de trabalho sem sentirmos o exagerado cansaço mental causado por uma dieta inadequada.
O pessimismo e os pensamentos totalmente sombrios e negativos criam um ambiente com energias pesadas, trazendo maus pensamentos que causam quedas abruptas de humor e até doenças, situação que pode somente ser resolvida trocando estes pensamentos negativos por outros, mais saudáveis, felizes e positivos.
Quais são os 5 melhores exercícios para combater o stress mental?
5 exercícios de extrema eficácia para o stress mental
Já que não temos como evitar o stress, o melhor jeito é lidar com ele da melhor maneira possível, buscando ampliar os nossos recursos físicos e emocionais para driblar o inevitável stress de cada dia.
A tensão muscular é característica do stress, os músculos do pescoço, ombros e costas são os que mais sentem. Por isso vamos fazer movimentos que ajudam a descontrair.
– Rotação da Cabeça e pescoço
De pé, com os pés separados na largura dos ombros, ancas encaixadas, joelhos levemente flexionados e braços ao longo do corpo. Faça movimentos circulares lentos com a cabeça, 8 movimentos para cada lado. Na sequência, com a cabeça para trás, eleve os ombros como se quisesse encostá-los nas orelhas, segure a tensão por 5 segundos e relaxe.
– Rotação dos Ombros
Na mesma posição inicial do exercício anterior, mantenha a cabeça neutra e faça 8 movimentos circulares com os ombros para trás e depois 8 para a frente.
– Rotação das Ancas
De pé, com os pés separados na largura do ombros, ancas encaixadas, joelhos levemente flexionados e braços soltos, faça 8 movimentos circulares com a anca para a direita e para a esquerda.
– Respiração diafragmática (abdominal)
Deitado de barriga para cima, pernas estendidas, braços ao longo do corpo. Esta posição favorece a respiração abdominal profunda e é nela que nos vamos concentrar agora. Enche o teu peito e abdómen de ar, sente a barriga dilatar quando o ar entra e encolher quando o ar sai.
Dedica algum tempo a este exercício, inspirando e expirando pelo nariz, com o rosto descontraído e lábios levemente abertos. Quanto mais lenta e profunda for a respiração, mais relaxamento vai proporcionar. É possível fazer a respiração profunda noutras posições e momentos, como aqueles em que ficamos presos no trânsito, numa reunião stressante ou sentados na mesa de trabalho, por exemplo.
– Limpeza ocular
Ainda que poucas vezes prestemos atenção, os olhos são uma das partes do nosso corpo que mais sofre as consequências do stress e da sobrecarga de trabalho. Eles costumam cansar-se e adoecer, em especial quando os mantemos durante várias horas diante de ecrans dos computadores, telemóveis, televisões etc.
Em que consiste o exercício?
- Abre e fecha os olhos com força.
- Em seguida, leva o olhar a várias direções, tratando de focar num ponto específico e em movimento circular (primeiro olhando para a esquerda e depois para a direita).
- Para a sua eficácia total, evita pestanejar, de modo a que sintas um ligeiro ardor nos olhos para estimular o canal lacrimal. As lágrimas servirão para limpar os globos oculares.
- Para terminar, esfrega as palmas das mãos até ficarem bem quentes e depois coloca-as em forma de concha sobre os teus olhos. Deixa que esse calor beneficie a recuperação dos teus orgãos e músculos oculares.
Todos estes exercícios são uma boa solução para minimizar os sintomas do stress. Podes fazer apenas um deles, ou então alterná-los investindo um pouco mais de tempo.