Gestão do stress para uma performance sustentável

woman biting pencil while sitting on chair in front of computer during daytime

Você se sente sobrecarregado e desmotivado demais para ser produtivo?

Bom, essas sensações podem ser indícios de um nível de stress muito elevado, num ponto que talvez você não esteja conseguindo controlar ou gerir. E nem mesmo o trabalho que você amava realizar está te provendo satisfação.

Mais do que isso, podem ser efeito de todas as exigências extras que a pandemia impôs à nossa rotina. Afinal, todos, em algum grau, tivemos que nos adaptar a uma série de novas padrões de comportamento, e nos dispor a muitos novos aprendizados em curtíssimo prazo.

Nesses meus 15 anos de jornada aprendendo e ensinando o DeROSE Method, descobri, e sigo descobrindo, meus limites quanto ao volume de projetos e tarefas que consigo realizar com qualidade e saúde.

Em alguns momentos da minha carreira de jornalista e empreendedora, entusiasmada com novos projetos, algumas vezes me deixei levar pela empolgação e negligenciei o tempo dedicado ao sono, à prática de meditação, ao cuidado com a alimentação etc. Ou seja, parei de cuidar justamente daquilo que me dava energia, força e lucidez para continuar atendendo às outras demandas.

Portanto, senti na pele este estado de sobrecarga e desmotivação, que não tinha relação alguma com os projetos que eu estava realizando ou as pessoas com quem eu convivia, senão com um desgaste que nunca era reparado.

Na metodologia DeROSE, quando falamos de stress, seguimos uma premissa básica: para gerencia-lo, e mante-lo no ponto ótimo, não basta reduzir as atividades e tarefas, é preciso aumentar constantemente o nível de energia e vitalidade.

Cada pessoa precisa compreender seus limites, que vão variar de acordo com sua pré-disposição genética, o histórico de hábitos e vícios ao longo da vida e sua disposição atual em aprender e mudar.

Duas tarefas fundamentais são:

  1. Criar espaço na agenda para dedicar tempo do seu dia a realizar atividades que aumentem seu nível de energia e vitalidade,
  2. Delimitar quantas horas você vai dedicar a projetos e tarefas profissionais, para que sobre tempo para os projetos pessoais, incluindo as atividades citadas no item acima.

Se você conseguir seguir essas duas recomendações, é muito provável que você tenha mais disposição para lidar com os desafios do dia a dia, e mais lucidez para identificar se é preciso mudar algo mais estrutural da tua vida, ou se o que precisava mesmo era abastecer seu organismo.

Sob esta perspectiva, podemos aprender o ponto ótimo do stress e como manter nossa performance profissional de maneira sustentável, com qualidade de vida e saúde.

fr_FRFrench