Un monde plus tolérant ? Commence par toi !

four people walking on multicolored striped pavement

La tolérance est en général entendue comme la capacité à supporter ce qui nous arrive.

Mais, quand on supporte, c'est comme si on laissait ce qui nous incommode s'accumuler et qu'on le réprimait jusqu'à n'en plus pouvoir. Comme si on nous mettait des sacs de ciment sur le dos et qu'on ne disait pas quand arrêter, jusqu'à être enseveli.

Tolerar, no dicionário, significa ser indulgente ou condescendente. Ser indulgente significa ser capaz de perdoar e, ser condescendente é consentir, ou aceitar.

Isso significa que tolerar não tem a ver com agredir a si para deixar que o outro (ou você mesmo) faça o que quiser sem medir consequências, mas sim saber aceitar e perdoar, quando você, ou o outro, não forem capazes de fazer diferente, ou da maneira que você esperava.

Ser capaz de aceitar aquilo que você não controla, aceitar os próprios erros e perdoá-los, assim como os das outras pessoas, é ter a sabedoria de que cada um está dentro de um determinado contexto tentando cumprir seu papel. E que a maioria não tem a chance de refletir sobre o impacto de suas ações na vida dos demais e nem na sua própria.

Para treinar a tolerância, você pode incluir, na sua rotina, momentos de contemplação ou exercícios de meditação. Uma das habilidades que você treina com isso, é aprender a sair do modo reativo, quando desejar.

A proatividade que desenvolver vai te permitir dizer ao outro aquilo com o que não estiver de acordo, sem um tom agressivo ou ameaçador, e na hora certa. E perdoar quando o outro não compreender seu ponto de vista.

Desta forma, você não deixa o mundo ao seu redor (e às vezes nem seu próprio diálogo interno) te soterrar, mas também não se estressa a cada acontecimento ou comportamento que não atender suas expectativas.

E por falar em expectativas…

Treine sua autopercepção para identificar quando e quais expectativas está criando e em que intensidade. Lembrando-se de que quanto mais tempo você dedicar pensando sobre o que espera maior vai ser seu envolvimento emocional e a tendência é que a frustração seja maior também.

Isso vai influenciar seu grau de tolerância. Porque, afinal, se você tem a expectativa alta, normalmente acredita que tem controle sobre os acontecimentos. 

Por exemplo, se você se prepara e espera ter um desempenho excelente numa apresentação de trabalho, isso não garante que tudo correrá como previsto. 

Mas, e se, ao invés de criar grande expectativa sobre o resultado positivo do seu trabalho, você der o seu melhor no preparo e compreender que você, as outras pessoas e os sistemas são passíveis de falha?

É mais provável que você se prepare também para lidar com os imprevistos, de forma a estar mais presente e mais tranquilo no momento da apresentação, e poder usar sua capacidade de adaptação para contornar as dificuldades e ainda extrair bons resultados.

fr_FRFrench